Desde que a SAP fixou a data limite para o suporte do ECC, a maioria das empresas que usam o sistema atualmente se perguntam: qual exatamente a vantagem de investir na conversão agora para o S/4Hana se eu posso esperar até 2027? Bom, além da crescente escassez de mão de obra especializada com o aumento de projetos daqui para frente, sua empresa pode estar perdendo importantes funcionalidades que vem inclusas no pacote do produto.
Para ajudar nesta decisão gostaríamos de destacar uma das principais funcionalidades entregues no pacote na qual a Geo System tem experiência prática de implantação: S/4 Embedded Analytics.
Mas de que se trata?

Aproveitando a sua inovadora arquitetura, com o banco de dados em memória e os modelos de dados virtuais, o S/4Hana consegue disponibilizar – em tempo real – relatórios analíticos diretamente no ambiente transacional, sem necessidades de cargas ou extratores. Este novo modelo simplificado de dados traz as chamadas CORE DATA SERVICES, ou CDS, que são os dados que antes estavam em tabelas tradicionais e agora estão armazenados de forma a possibilitar o acesso rápido e instantâneo dos dados transacionais.
Parece muito bom? Sim, é muito bom e surpreendente, mas não para aqui.
A essa altura você deve estar se perguntando que precisará de uma grande equipe de consultores funcionais e técnicos para disponibilizar esta maravilha ao usuário final, certo? Errado! Utilizando os próprios aplicativos FIORI, sem necessidade de código é possível a criação de serviços customizados aproveitando as CDS existentes e montando relatórios analíticos, multidimensionais e KPIs.

Do lado do usuário final, o front end entrega toda a biblioteca Fiori com inúmeras opções de customização do relatório para cada usuário, salvando seu próprio layout, com diversos níveis de agregação e extraindo a informação vital que antes demandaria horas e horas de desenvolvimento.
Custom Analytical Queries
Como exemplo prático de tudo que citamos até agora temos as queries analíticas customizadas. Elas lembram a antiga SQ01/SQ02 do SAPGUI mas logo de início sentimos grandes diferenças e uma grande facilidade na montagem. Uma vez que o modelo de dados (VDM) esteja definido, podemos através do app específico atribuir todos os campos, personalizar sua exibição, adicionar campos calculados, definir os critérios de filtros e publicá-los.

A partir deste ponto, um novo aplicativo pode ser criado com base na query, com a possibilidade de catálogo, grupos e até perfis de acesso específicos, impedindo a leitura indevida às informações.
São muitos os detalhes que podem ser explorados neste assunto, as aplicações são inúmeras e a SAP investe muito na disponibilização de todos os modelos e serviços, mesmo assim, em último caso, ainda podemos contar com o recurso do desenvolvedor para criar serviços exclusivos e no final atender a necessidade da mesma forma.
No help da SAP tem uma abordagem completa sobre o assunto e muita informação detalhada:
Considere a conversão de seu sistema para o novo S/4HANA o quanto antes e não fique de fora dessa evolução. Fique a vontade para entrar em contato que saber mais.
Texto por Marcos Moura.